Confira as vantagens dos painéis com tecnologia TOPCon em comparação com os módulos convencionais.
A tecnologia TOPCon é a tendência de desenvolvimento da indústria fotovoltaica no futuro, que pode não apenas melhorar a eficiência da conversão fotoelétrica, mas também desenvolver mais rapidamente o processo de produção em massa melhorando a relação custo x benefício dos módulos.
As células PERC têm um limite teórico de eficiência de cerca de 25%, que usam ‘contato passivo’ na sua tecnologia mais avançada. Porém, existem alguns fabricantes que produzem células TOPCon bifaciais tipo N cuja eficiência atingiu 25,2% a 26%, podendo ser maior, conforme a evolução.
No longo prazo, o prêmio de receita dos painéis solares TOPCon é muito maior do que o incremento de custo, e à medida que a tecnologia amadurece, ainda há espaço para redução de custos.
Comparação entre TOPCon e módulos convencionais
A eficiência teórica do TOPCon é muito maior do que a do tipo P. A atual produção em eficiência máxima não excede 24,5% a 25%, fato que é superado com a tecnologia TOPCon que tem as vantagens de baixa atenuação, alta relação bifacial e baixo coeficiente de temperatura.
Para os clientes com instalações em solo ou telhado, se compararmos módulos TOPCon aos PERC, o tamanho dos painéis x potência dos módulos TOPCon não aumentou na mesma proporção. Ele não apenas economiza nos custos de instalação e no espaço do local, mas também melhora significativamente o rendimento fotovoltaico.
Além disso, na mesma versão, os painéis TOPCon fornecem um aumento de energia de 5% a 6% em comparação com o PERC, com a atenuação no primeiro ano do coeficiente de temperatura e o desempenho com pouca luz melhorado, bem como a geração de energia do ciclo de vida completo superior ao PERC.
Isso significa que os módulos TOPCon terão um acréscimo de produção em relação ao PERC sob a mesma ótica de análise de custo de geração de energia.
Economia no custo de envio
Comparado com o PERC, o número de painéis TOPCon aumentou no mesmo espaço de um container de importação, pela sua construção física.
Para um contêiner de 40 HQ, o PERC pode conter apenas 620 peças, enquanto o TOPCon, 570 W ou 575 W, pode chegar a 740 peças, o que economizará em muito o custo de envio, diluindo melhor o frete na composição final do preço do produto.
Benefícios econômicos
No geral, o ganho de lucratividade dos componentes TOPCon é muito maior do que o incremento de custo. Não é difícil ver que a vantagem dos benefícios econômicos tem sido óbvia e compensadoras.
Os principais fabricantes estão buscando ativamente avanços tecnológicos, e um dos direcionamentos mais importantes é a rota tecnológica de módulos cada vez mais eficientes usando TOPCon.