Os módulos tipo N tiveram um crescimento notável em 2023, com pelo menos 7 fabricantes reportando mais de 50% das suas vendas compostas por essa tecnologia.
Os relatórios sugerem que mais de 15 empresas estabeleceram metas explícitas para 2024, com as remessas de módulos do tipo N constituindo mais de 60% do seu total. As células do tipo N-Type, devido à sua composição e à sua própria natureza, têm maior tolerância a impurezas e menos defeitos, por isso oferecem maior desempenho e eficiência geral.
“Apesar da clara tendência descendente dos preços e dos potenciais riscos de excesso de oferta na cadeia de abastecimento, inúmeras empresas estão firmes na expansão das suas capacidades de produção do tipo N”.
Cinco dos nove principais fabricantes pretendem atingir uma quota do tipo N superior a 70%, com três empresas com planos de atingir 100% em 2024, refletindo a confiança nas tendências tecnológicas da indústria solar.
Vamos olhar para essas vantagens uma de cada vez e, como você vai ver, elas não são poucas.
Melhor eficiência
As células N-Type são simplesmente mais eficientes, ou seja, com a mesma superfície mais energia é alcançada, ao longo do tempo. Essa é uma das principais vantagens, pois o mercado sempre exige maiores poderes de geração.
Nos últimos anos, esse aumento de potência foi alcançado principalmente por causa do aumento da superfície de absorção, ou seja, usando células superficiais maiores e/ou simplesmente usando mais células por painel.
Mas esse aumento na área de superfície tem repercussões em módulos que estão ficando maiores, mais pesados e, em seguida, cada vez menos manipuladores.
Várias vozes do setor acreditam que já atingimos os tamanhos máximos de módulos, e que não devemos ter maiores. Portanto, a única maneira de obter mais poder é conseguir mais eficiência.
E a célula N-Type é uma das melhores aliadas neste desafio de alcançar mais potência sem ampliar a superfície do módulo. Agora é, talvez, quando realmente vamos ver novos aumentos na eficiência dos módulos.
Sem LID
Em células N-Type, como mencionamos, o fósforo é geralmente usado para o doping de células. Como o boro não é usado, não há uma combinação possível entre boro e oxigênio que possa estar presente na célula.
Esta combinação boro-oxigênio é, em grande parte, responsável por causar a perda de energia devido à degradação do efeito LID (Light Induce Degradation).
Este efeito LID, presente em módulos do tipo P que usam boro como doping, causa perdas de desempenho entre 1% e 3% do normal.B
Às vezes muito mais, desde o início da vida útil da instalação, nas primeiras exposições ao sol.
Essas perdas são irreversíveis, ou seja, durante toda a vida do módulo PV.
O que não é pouca coisa, quando você leva em conta toda a energia que representa ao longo da vida útil de uma instalação fotovoltaica, que deve chegar a mais de 35 anos de operação.
Alguns fabricantes usam gálio ao invés de boro em suas células P-Type, evitando assim o efeito boro-oxigênio, tendo mais energia disponível e gerando mais energia ao longo da vida útil.
Menos PID
Falando em degradação, desta vez induzida por potencial, a N-Type também tem maior resistência ao PID (Potencial Indução da Degradação).
O PIB com células do tipo P vem, principalmente, com o efeito de imperfeições de vidro, como o oxigênio, que combina com boro.
Considerando que, em módulos do tipo N, é a qualidade da própria célula que pode causar perdas de PID, por não ter boro, grande parte do problema é eliminado.
Essas duas vantagens, sem LID e menos PID, são resumidas para o cliente final em menor degradação no primeiro ano e também em menor degradação nos anos seguintes.
Ou seja, a N-Type confere mais energia ao longo da vida da instalação.
Melhor coeficiente de temperatura
As células do tipo N têm um coeficiente de temperatura melhor do que as células do tipo P.
Ou seja, a perda de energia, principalmente devido à queda da tensão, é menor afetada quando as temperaturas sobem.
Isso permite maior saída de energia em condições difíceis para o silício, ou seja, quando é mais quente – em geral é quando há mais irradiação também.
Podemos dizer que as células N-Type oferecem mais energia quando as condições são mais adversas e interessantes.
Todas essas vantagens adicionam mais poder.
É por isso que podemos pensar que o desenvolvimento da tecnologia N-Type se tornará cada vez mais importante no mercado e essa tecnologia gradualmente abrirá seu caminho.